CHEVROLET ONIX TEM ATRIBUTOS SUFICIENTES PARA ENFRENTAR O LÍDER GOL


Depois de passar anos com modelos jurássicos e sem atualizações significativas, a Chevrolet tenta conquistar os jovens com o seu novo lançamento, o Onix, que traz inovações tecnológicas como o sistema Mylink e tem atributos suficientes para enfrentar o líder Gol. Atributos que ultrapassam os do HB20 e que tornam o Onix o principal concorrente do VW Gol.

Totalmente desenvolvido no Brasil, o Onix tem um visual moderno e um toque esportivo. Os motores são os velhos conhecidos, mas com modificações interessantes, que prometem redução de consumo e ganho de potência. Agora, os motores 1.0 8v entrega até 80 cv de potência, enquanto o 1.4 8v chega a 106 cv.

O acabamento do Onix segue o da maioria dos carros de sua categoria. Apesar da quantidade de plástico por todo o carro, o painel possui algumas partes texturizadas, que dão a impressão de um material melhor. Aliás, o interior lembra muito o de outros lançamentos da marca, de seguimentos superiores, como o Sonic e Spin.

A principal atração do Onix é o sistema Mylink. Com integração total com celulares e tablets, o carro entra no século 21 e na era do “compartilhe tudo”. Os aficionados por Facebook e redes sociais, que compartilham tudo, em qualquer lugar que estejam, vão adorar viajar no Onix. Com novos aplicativos será possível compartilhar trajetos e locais visitados. Imagine-se passando por um ponto turístico inacreditável, e ali mesmo, publicando tudo, no Facebook!

Mas o que deixa o Onix à frente do HB20 ainda é o conservadorismo brasileiro, como também a grande rede de concessionários da marca e a facilidade de manutenção. O HB20 está vendendo bem apenas em grandes centros, justamente onde há concessionárias da Hyundai. A VW e a Chevrolet têm uma ampla rede de concessionárias espalhadas pelo país, além de terem uma mecânica simples e conhecida. Qualquer mecânico de fundo de quintal é capaz de realizar a manutenção corretiva do Onix. Assim como do Gol. Já no caso do HB20, se você tiver algum problema, num interior brabo, provavelmente vai ficar na mão.

O Onix ainda tem uma ligeira vantagem frente ao Gol. Inovação e esportividade. Dirigir um Gol, tanto o 1.0 quanto o 1.6, é quase que dirigir um carro de velho. Não chega a ser ruim, mas para um público que gosta de uma pegada mais esportiva, o Onix tem mais fôlego. Itens de série como Air bags, ABS, direção hidráulica não são mais vistos como vantagens de um carro. Daqui para frente, todos os carros terão esses itens. Até o famoso “pelado” virá com alguns desses itens de série. O triste é chamar carros como Gol, Onix, HB20, Etios, Palio etc de populares. Na prática eles são, mas no preço, passam longe de serem populares.

O HB20, em um primeiro momento, pode incomodar o Gol. Mas a principal vantagem do Onix sobre o HB20 está justamente onde pesa mais, nas redes de concessionárias e facilidade de manutenção. Se o Onix cumprir o que promete, ele será o único capaz de tirar o sono do pequeno alemão brasileiro, que até agora, não foi nem beliscado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gran Turismo: o filme baseado em uma história real