CHEVROLET ONIX E VW GOL G6 DUAS PORTAS


Ontem e hoje o Gol 2 portas e o novo Chevrolet Onix foram apresentados aos jornalistas na abertura do Salão do Automóvel 2012. Essa coisa da facilidade de fotografar e filmar com celulares e câmeras compactas mudou completamente o esquema de lançamento de um carro. Antigamente ninguém sabia como seria o carro. A marca soltava um ou outro detalhe, mas o mistério e a ansiedade eram enormes, até que uma revista especializada chegasse até as bancas.


A Chevrolet ainda está nessa. Digamos que ela ainda se encontra nos longínquos anos 90. A marca americana vinha mostrando um ou outro detalhe do Onix. Às vezes um pedaço do farol, outras vezes o painel Mylink. Mas todo mundo já sabia como seria o carro. Os sites “Autos Segredos”, “ Notícias Automotivas” e outros tantos espalhados pela rede já haviam divulgado fotos completas do carro há muito tempo.

O Onix também está preso nos anos 90 com os jurássicos motores. Muito bons por sinal. Aliás, sou capaz de afirmar que entre os 1.0 e 1.4 presentes no mercado, eles são os melhores. Em potência e principalmente confiabilidade.

Ainda não conheço o Onix de perto. Este encontro está marcado para quarta-feira. Portanto, não posso dar minha opinião sobre o carro. Já sobre com qual mercado ele irá brigar, aí todo mundo já sabe... Não vai ser fácil. A GM quer que o Onix brigue diretamente com o Gol. Acho provável, pois o consumidor brasileiro, embora tenha mudado muito, ainda é muito conservador em relação à marca. Mas com apenas duas opções de motores, o Onix pode perder espaço para o HB20 e o Toyota Etios. Principalmente em grandes centros onde a Hyundai vem crescendo a cada ano.

O preço também é um fator que vai atrapalhar. O Onix vai ser vendido a partir de R$29.990 enquanto o Gol a partir de R$26.690 na nova versão duas portas. Para quem ainda acha que o Gol duas portas não tem mercado, basta pegar os números do atual Gol G4 duas portas, que sempre impulsiona as vendas. O Gol duas portas tem mercado tanto para empresas quanto para particulares. Parece bobagem, mas por vinte e seis mil reais, vai ter gente apaixonada pelo Gol correndo para as concessionárias.

O Gol, para se manter na briga, vai ter que suar a camisa. Afinal ele vem com apenas duas opções de motores e bem fracos por sinal. O 1.0 do Onix tem 80cv enquanto o da VW tem apenas 76cv. Já o 1.4 do Onix possui nada menos do que 106cv. O 1.6 (!) do Gol apenas 104. E não adianta colocar o da GM como beberrão. O consumo dos dois carros vai depender mais do seu pé do que de qualquer outro fator. É evidente que um consome mais que o outro, mas sabendo guiar corretamente, essa diferença fica imperceptível.

A princípio, o Onix vai brigar diretamente com o Gol. É essa a aposta da GM. Mas a sua ameaça maior ainda é o HB20. Quem vai comer o maior pedaço do bolo, ainda é um mistério. É cedo para se afirmar qualquer coisa. Não se sabe se o Gol vai continuar vendendo como antes, como também não se sabe se o Onix vai ser um novo Corsa e muito menos se o HB20 vai ser uma bomba. O tempo dirá. Certeza só uma, o mercado está lindo de se ver. E a tendência é só melhorar.

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