O ABSURDO PREÇO DAS PEÇAS DE REPOSIÇÃO #1

Antes de falarem que eu sou fanático pela marca, vou dar as devidas explicações. Trabalho com a revenda de VWs, logo, tenho maior experiência em Volks do que outras marcas. Trabalho também com Fiat, GM, Ford e outras, mas minha especialidade é Volkswagen. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.


Não é de hoje que vejo roubos descarados nas redes autorizadas. Aí entra VW, Fiat e todas as outras. Há pouco tempo comprei um farol para um Gol G4, que eu estava vendendo, e me deparei com a seguinte situação.

Farol máscara cinza Arteb, original VW, por R$413,58 em São Paulo. Em uma pesquisa rápida, pelas concessionárias de SP, que tinham o farol, o preço ia de R$413,58 a R$615,52. Em duas concessionárias, num mesmo bairro, o preço variava em mais de 15%.

Em uma delas, o farol era tão caro, que o próprio funcionário sugeriu que eu comprasse o paralelo, já que não iria ficar com o carro. Como não tenho o costume de fazer esse tipo de coisa, aliás, odeio produtos paralelos, mesmo que não achasse o original a um preço justo, o farol iria ficar quebrado, mas não trocaria por um pirata.

Todas as vezes que coloquei o paralelo, tive problemas, tanto nos meus carros, quanto nos carros de clientes. Tenho ódio mortal dessas peças e de quem as vende.

Continuei minha busca e o preço mais em conta que encontrei numa concessionária foi de R$410,00 com desconto para pagamento à vista. Anote aí, o mais barato na autorizada foi de quatrocentos e dez reais à vista!!!

Vamos ao paralelo, chinês, ching ling, lixo. Numa rápida pesquisa pelo Mercado Livre encontrei vários modelos. O mais barato por R$85,90. Sim, oitenta e cinco reais e noventa centavos. Um lixo, mas igualzinho ao original. Esse tipo de farol tem vários problemas com a regulagem de altura, durabilidade da lente, mau acabamento (na primeira lavagem embaça) e péssima iluminação. Chega a ser perigoso andar com um carro, à noite, com um farol desses.

O grande problema, infelizmente, não é o farol ser paralelo, é justamente o preço dele. Um original custa mais de trezentos reais a mais que ele. O sujeito compra o par e não sai ao preço de um original! Já vi vários carros com faróis piratas e cada um pior que o outro. Muitas vezes, pessoas de bem, gente com situação financeira boa e que poderia muito bem comprar o original. Mas com uma diferença de preço como essa, fica difícil.


Como para mim virou rotina esse tipo de coisa, toda vez que pinta um carro com esses faróis, antes de revender, eu troco pelos originais e compro sempre direto com o fornecedor por cerca de R$340,00. É caro, muito caro, mas frente aos R$615,52 de algumas concessionárias, acaba virando uma pechincha.

Este foi um exemplo, de uma peça. Existem outras milhares de peças neste mesmo esquema. Gente comprando amortecedores paralelos, pastilhas de freios ching lings, cinto de segurança pirata e uma pá de peças. O que vai ser dessas pessoas? Dos ocupantes desses carros e de outros? O sujeito compra um carro "nacional", mete um monte de peças porcarias, transforma em carro chinês e depois mete o pau nos asiáticos.

Infelizmente isso tem acontecido cada vez, com mais frequência. Antes, apenas com os carros mais populares, Gol, Palio, Fox, Uno, Voyage. Agora já vejo com Golf, Vectra, Polo e por aí vai.

A culpa acaba não sendo de quem escolhe comprar um produto desse para o seu carro, e sim, dos concessionários “bandidos”, que querem um lucro absurdo, e culpa do governo, que não incentiva a produção local e não reduz os malditos impostos.

Comentários

  1. E como comprar direto do fornecedor????

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    1. devido ao valor ser muito caro, explica a quantidade de carro roubado para desmanche nesse nosso brasil sem porteira. tenho um gol g5 e a peça do ajuste do retrovisor(eletrico) quebrou fui em uma concessionaria o valor dessa peça eh de 320,00, fui em um desmanche q nao sei se eh legalizado me venderam a peça por 70,00 com nota fiscal assim explica muita coisa em nosso pais

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  2. Bobo de quem fica comprando peças originais é tudo mto mais caro e a qualidade pode até ser melhor, mas nao compensa pelo preço. custo benefício das paralelas é bem melhor

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  3. Nao adianta enquanto tiver mto mais caro que os chineses o brasileiro vai continuar comprar.. e uma pessima noticia para voce! isso nao vai mudar tao cedo, so vai piorar... voce vai continuar pegando carro aí com um monte de peça chinesa pq esse país nao tem soluçao.

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  4. Você está errado. O fabricante do paralelo em geral é o mesmo do genuíno.

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  5. honestidade não é educação é obrigação

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    1. Exato anônimo, honestidade é uma obrigação, o que não é obrigação é o consumidor pagar um absurdo por um determinado produto só por causa da marca.

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  6. Cuidado, exite a peça de reposição vendida na concessionárias e a peça de reposição vendida pela Fabrica. Explicando: A GM, VW, Fiat e demais MONTADORAS não fabricam essas peças, no caso do Farol ele deve ser fabricado pela Valeo (http://www.valeoservice.com.br/ValeoService2/Pagina.do?method=view&id=21) a montadora somente coloca na caixa com o nome dela.Existe duas linhas de produtos de reposição os chamados "Originais" ou seja os produtos utilizados pela montadora na montagem do Veiculo e os "Partalelos" que são copias dos produtos ariginais, porém a qualidade depende de cada fabricante.

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    1. Em nenhum momento eu disse que as MONTADORAS fabricam essas peças. O problema aqui é o preço absurdo das peças originais. Neste caso, o farol Arteb, que é usado pela VW no Gol G4. O preço que as concessionárias cobram por ele é um ROUBO. Existem milhares de marcas paralelas, mas a comparada aqui é a chinesa que vende uma porcaria de farol por R$85,00.

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  7. Empresários gananciosos ......
    aqui um camaro custa R$ 200 mil reais
    nos EUA custa R$ 25 mil dolares (50 mil reais)

    .... somos trouxas ..

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  8. Vc tentou procurar este farou original sem ser na autorizada? Existem lojas aki em Fortaleza por exemplo onde eu posso comprar a um rolamento trazeiro do gol por 18, 22, 24 e 32 reais... O mais caro é o Original que o fabricante usa. Os outros são paralelos que dependendo do seu bolso vc mede a qualidade do material do seu carro. Mas em fim,,, ainda chao que as peças VW ainda são mais em conta do que as das concorrentes.

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    1. Jefferson, felizmente de tanto ter problemas com peças vagabundas, fui descobrindo, aos poucos, fornecedores de peças originais por um preço justo. Ainda acho caro, mas perto do que as concessionárias cobram, compensa.

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  9. Na boa,mas quem compra um carro popular tipo gol,celta,uno,clio ou outro carro 1.0 (que são 90% dos carros novos vendidos!!!),geralmente é gente da classe baixa que compra financiado em 60x e nao tem grana para comprar peça original.Essa gente tem que fazer empréstimo consignado para pagar o IPVA (juro, eu já vi vários casos desses),mal tem dinheiro para o emplacamento e quando precisa comprar uma peça nova,só pode comprar peça genérica ou recondicionada.Infelizmente,essa é a típica mentalidade do brasileiro metido a besta.Se lasca para pagar um carro zero mas não tem como manter.E ainda mora de aluguel....

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  10. errado... Piratiaria não é paralelismo. Muitas das empresas que injetam peças plasticas e/ou usinam peças metalicas possuem certificados de qualidades, tais como Iso9001... o grande problema é o superfaturamento de empresas que vendem um produto com a qualidade pouco acima ou igual a uma peça paralela..

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    1. Acontece que ultimamente muitas dessas peças paralelas estão abaixo da critica... tem peça pirata igual a paralela e mto mais barata

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  11. Sempre faço revisões em css e levo as peças que eu mesmo compro direto de fornecedores, só pago a mão de obra. Ultima revisão dia 14/07:

    Peças na Concessionária: 375 reais
    Peças originais compradas no atacado: 142 reais

    As autorizadas ROUBAM os consumidores na cara dura. Fiquem espertos!!!!

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  12. Existem varias tipos de peças paralelas, as fabricadas pelos mesmos fabricantes das originais e as fabricadas na China, o problema é quando você coloca o carro na oficina, o mecanico só fala que o serviço vai ser tanto e você não sabe nem que peça ele colocou lá, e fora as concessionárias as outras oficinas tendem a usar peças paralelas por serem mais baratas, querendo ou não as oficinas também tem que trabalhar na questão de preço. Tenho um fiesta 2002 e as peças originais são um absurdo, um farol de neblina custa em torno de 600,00 cada. Isso quando tem peças pois se hoje eu precisar de um cinto de segurança original, não existe paralelo e muito menos original, sei disso pois precisei comprar um e só consegui em ferro velho...

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  13. trabalhei por 3 anos atraz de um balcão de peças da GM....garanto que 90% das peças e as mesmas fabricantes...exempro, arteb, cobreq dentre outras.....

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    1. Hao Mei é? No post, não estou falando dessas marcas, estou falando das chinesas que estão invadido o mercado, com qualidade bem inferior e preços populares. O mercado de peças de reposição que você conheceu, não existe mais. Hoje, temos mais opções, mas infelizmente a maioria não presta.

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