VW Up! rodou mais de 2 milhões de km em testes

Quando dizemos que o VW Up! é o futuro substituto do Gol não é à-toa. A VW tenta há muito tempo emplacar um grande sucessor para o Gol. Tentaram isso com o Fox, mas ele acabou em um segmento superior - sem motivo algum - para não competir diretamente. O bastão está agora com o Up!, o novo carrinho popular da marca alemã, que já é vendido há anos na Europa, mas só agora chega ao Brasil. O motivo de tanto atraso tem nome e sobrenome. Testes e adaptações. O Up! nacional é bem parecido com o Europeu, mas só de longe. De perto, as diferenças como motor, suspensão, acabamento, comprimento e a tão falada tampa do porta-malas foram os motivos de tantos testes e ajustes.

E para que o carrinho não passe vexame, o Up! rodou cerca de 2,5 milhões de km em testes. Pode parecer muito comparado com alguns veículos da GM do Brasil que rodam cerca de 1 milhão, ou alguns da Fiat que rodam 500 mil, mas se compararmos com veículos em outros países, que rodam 5, 6 e há casos até de 16 milhões de km em teste, esses dois e meio quilômetros ainda estão longe dos bons exemplos.

De todo modo, isso mostra uma certa preocupação com a qualidade. Algo que não se vê no Brasil há um bom tempo. Se o novo carrinho da VW vai entrar na lista de carros confiáveis e cair no gosto do brasileiro como o Gol, só o tempo dirá.

Resposta boa e imediata seria se a VW adotasse garantia vitalícia no Up!, assim como a Opel fez com o Astra no velho continente. Sim, garantia para o resto da vida. Mas isso, só lá, onde os carros são feitos para consumidores exigentes, apaixonados por carro. Aqui, comemora-se muito uma garantia merreca de 2 anos. Enquanto continuar assim, duvide sempre da qualidade do seu carro.

Postagens mais visitadas deste blog

Gran Turismo: o filme baseado em uma história real