Novo Logan 2014. Inacreditável é a Renault manter o câmbio e o motor do modelo antigo

A última semana foi inesquecível para o pessoal da Renault no Brasil. Nunca se falou tanto de um carro da marca francesa como agora, com o lançamento do novo Logan. Não é por menos. O Logan 2014 recebeu melhorias visuais significativas e agradou boa parte dos especialistas e de possíveis consumidores. Me arrisco a dizer que o Logan é o popular com as melhores linhas do mercado. Todos os traçados em harmonia, tanto no seu exterior quanto no interior. Traços que nem parecem pertencer a um Logan.

Toda essa repercussão positiva só aconteceu por uma razão. O antigo Logan era muito, mas muito espartano. Muito feio, simples e mal-acabado. E os pontos negativos do Logan não paravam por aí. O carro era incrivelmente sem sal. Um carro perfeito pra quem gosta de patins, bicicleta, velotrol ou qualquer coisa com rodas, menos de carro.

Mas nenhum grande milagre foi feito. Por incrível que pareça, por mais que os setenta e tantos por cento do Logan 2014 sejam novos, ele continua sem sal ao dirigir. A Renault cometeu a mancada de manter os beberrões motores 1.0 16V (o mesmo do Clio) e o velho conhecido 1.6 8V. Apesar de o propulsor 1.0 16V ter recebido melhorias, sendo mais econômico e potente, ainda assim, no Logan, o consumo provavelmente será mais elevado que outros modelos concorrentes. No caso do 1.6 8V não há muito o que comentar. É o mesmo do antigo, e nada, mas nada econômico.

Os propulsores não são os únicos pontos negativos do novo Logan. O câmbio é o mesmo. Aquele mesmo câmbio longuíssimo e com engates imprecisos. Esse tipo de erro afasta um público crucial da Renault, o que gosta de uma tocada mais esportiva, que espera mais de um carro, que procura prazer ao dirigir.
Apesar dos pesares é preciso reconhecer que o Logan melhorou muito. O mais incrível e, digno de aplausos em pé, é o preço. Talvez seja o grande destaque do novo Logan. Apesar de ainda ser bem mais caro que na maioria dos países em que também é vendido, a Renault melhorou o Logan e manteve basicamente os mesmo preços. Mesmo sendo uma loucura descabelada pagar R$ 44.250,00 na versão topo de linha, as versões de entrada e intermediária são bem interessantes.

Com os três anos de garantia e se mantiver a desvalorização natural dos modelos Renault, em breve ele vai se tornar a melhor opção de seminovo do mercado.

O slogan adotado pela marca francesa nunca foi tão apropriado para um carro. “Acredite, é o Logan.” O Logan que agora tem atributos suficientes para brigar diretamente com os outros sedãs populares. Que ficou mais bonito, mais moderno, mais confortável, mais equipado... Resta apenas saber se ficou mais seguro.

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