Postagens

O futuro dos carros populares no Brasil

Imagem
O mercado automobilístico brasileiro é um dos mais atrasados do mundo. Isso ninguém nega. Basta comparar alguns modelos vendidos aqui com os da mesma categoria vendidos em outros países. Além dos nacionais serem muito mais caros e inferiores em conforto, potência, qualidade, consumo e segurança. Mas de uns anos para cá isso tem mudado. Eu costumo detonar, e confesso que às vezes pego pesado nas críticas, mas não dá para deixar de ressaltar os avanços significativos que estamos vivenciando. É o caso, por exemplo, do VW Up! que chacoalhou o mercado. O carrinho é seguro (segundo os testes realizados pela LatinNCAP) tem acabamento superior aos demais concorrentes, possui um motor potente na medida certa, conta com equipamentos tecnológicos e é uma delícia de dirigir. Tem lá seus problemas, é claro, mas vindo de uma montadora que oferecia o Gol “G4” como carro de entrada, o Up! é a evolução que todo apaixonado por carro espera de um lançamento. Infelizmente, o item mais importante e que mai

Uma volta em um Subaru Rally sem sutiã

) Minha singela homenagem ao dia internacional da Mulher. Bem atrasado, é verdade, mas o que vale é a intenção. Ao pessoal do canal TRC, odiamos tarja, amigos, odiamos.

Opel mostra o novo Astra OPC Extreme de 300cv

Imagem
Se hatch popular em versão esportiva é a sua praia, então o Salão de Genebra é o seu lugar. Principalmente se você for um aficionado por carros populares em séries especiais. No nosso mixuruca Salão de São Paulo, sempre somos apresentados a conceitos como Celta turbo, Uno Abarth e outras aberrações que, graças ao bom Deus, não saem do papel. Mas o Salão de Genebra é especial e quando falo nele, não me refiro a um evento com “minicarros” de estrutura fraca e caros por natureza, como nos exemplos acima, mas sim em hatchs que realmente valem a pena gastar uma grana a mais numa versão esportiva. Pois bem, além da Seat apresentar o Leon Cupra, a Honda o conceito Civic Type R, a VW o Golf GTE e o novo Scirocco R, a Audi o novo S1 e a Fiat o Abarth 695 Biposto, agora foi a vez da Opel apresentar o Astra OPC Extreme. Um brinquedinho com motor 2.0, turbo, que gera 300cv de potência. E se me lembro bem como é dirigir um autêntico Opel, pode esperar que o OPC Extreme será como um parque de di

Cinco carros 0 km para não comprar em 2014

Imagem
Mais uma vez o Governo interviu no mercado automobilístico alterando o cenário estabelecido há dois anos que, aos poucos, vai voltando ao que era há uma década. Agora, com o fim do IPI e a obrigatoriedade de equipamentos como Airbag e ABS, os 0 km ficaram ainda mais caros, os usados estão valorizando e uma pá carros vai sair de linha nos próximos anos. Não podemos nos esquecer dos últimos lançamentos que deixaram alguns modelos atuais bem desinteressantes e defasados. Em meio a um cenário como esse, muitos carros perdem valor de mercado, outros são colocados de lado pelas montadoras e há até aqueles que são vendidos como modelo novo, mas que na realidade não passa do mesmo carro lançado há mais de 15 anos. Para que o leitor não tenha surpresas no futuro, como alta desvalorização, dificuldades na manutenção e em encontrar peças de reposição, apresento aqui uma lista com cinco carros 0 km que é bom evitar comprar em 2014. Chevrolet Classic  – Não é brincadeira, esse carro continu

É assim que os alemães esperam o sinal de pedestres abrir

Não reclamem que o vídeo é falado em alemão com legendas em inglês. Nem é preciso entender nada do que esse cara fala pra sacar o quanto é divertido atravessar nessa faixa de pedestres por lá. Enquanto o sinal está aberto para os veículos, dá para jogar “pong” com a pessoa que está esperando do outro lado da rua! Com um troço desses instalado por aqui, queria ver qual a desculpa o sujeito daria para não atravessar na faixa.

Os Melhores Links da Semana

Imagem
Olá, seres humanos! Está de volta ao blog a tradicional lista com os melhores links da semana. Aproveitem! Os melhores links da semana no Ocioso Nitro Circus: eles fazem acrobacias com tudo que tenha rodas Sedã chinês Geely EC7 que vem com tudo para brigar com Corolla e Civic, custará R$ 49,9 mil Como se tornar um bugueiro para pilotar pelas dunas de Natal, no RN. Quem leva a melhor Punto ou New Fiesta? Os 10 hatchs compactos mais vendidos em janeiro de 2014 Carro salta 28 metros de ré e quebra recorde mundial Finalmente, uma mulher na Fórmula 1 Ar-condicionado automotivo: Mitos, verdades e como cuidar bem dele. Nova Honda Hornet 800? Sim! Veja tudo aqui O caminhão a jato mais rápido do mundo

As desvantagens de comprar um Fiat Palio

Imagem
Seguindo a sugestão do @ocabecote , inauguro aqui a nova série de posts “Desvantagens” onde vou expor apenas os postos negativos de cada carro. Ao contrário do que a grande mídia "especializada" faz, aqui não tem espaço para puxação de saco de montadora. A princípio, vou escrever apenas sobre os populares, por um motivo óbvio. Estou mais familiarizado com esse tipo de carro e já tive os principais modelos populares vendidos no Brasil. A ideia é publicar uma nova coluna a cada 15 dias. Não sei se vou cumprir esse prazo, por causa da minha agenda bagunçadíssima, mas se atrasar atraso um ou dois dias. Enfim, vamos ao que interessa: 1. Estilo – ( Eterno carro de aluguel... ) Sempre que alguém me pede uma sugestão de qual carro comprar, frequentemente digo: “estilo, o carro tem que ter estilo e deve combinar com o seu.” O Palio não tem estilo nenhum. É um carro completamente sem graça. Consegue ser mais sem graça que um Gol. E não adianta colocar rodas 17’, rebaixar, fa